
QUANDO TUDO ACONTECEU...
JOSÉ DE ALENCAR
Escritor: 1829 - 1877
Conhecido nacionalmente como José de Alencar, um dos maiores escritores românticos do Brasil e quiçá da língua portuguesa.
Estátua de José de Alencar, na Praça José de Alencar no Flamengo, RJ.
Lucíola
Iracema é a obra clássica de José de Alencar, considerado o pai da da literatura nacional. Publicado em 1865, a obra narra o suposto surgimento da raça brasileira, fruto do envolvimento entre a índia cearense da tribo dos Tabajaras e o colonizador português Martin Soares Moreno. O amor entre os dois personagens deu a Alencar a liberdade de trabalhar, ainda mais, com as características do Romancismo, ressaltando a subjetividade, valorização da natureza, nacionalismo, preocupação com a linguagem e a exaltação da mulher.
O Guarani (1857), de José de Alencar – “Este é o primeiro romance de temática indianista publicado pelo autor, que estabelece uma visão idealizada sobre a formação do povo brasileiro através do índio Peri e da portuguesa Cecília. A idealização do indígena fica evidente nas ações de Peri, que, em certo momento da obra, chega a oferecer-se para o sacrifício para salvar sua amada Ceci. No final do romance, a permanência de Ceci com Peri na selva dá um caráter fundador ao texto”.
